Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto

O Acne nos adolescentes

Os adolescentes passam por inúmeras mudanças na adolescência: no corpo, na voz, no temperamento. Essas alterações são provocadas por comportamentos hormonais, que são sempre diferentes de pessoa para pessoa, assim como as suas reações.

Uma reação comum nos adolescentes às alterações hormonais, é o aparecimento do acne – provocado por pústulas que podem deixar marcas ou cicatrizes na pele, resultado de uma grande produção de glândulas sebáceas.

As glândulas sebáceas são altamente estimuladas pelas alterações hormonais dos adolescentes, o que faz com que a sua produção aumente.
A gravidade do acne é variável – quando é mais leve é possível tratar-se com limpeza diária de pele, mas quando é mais grave pode causar inflamação na pele – o chamado pus – que pode provocar cicatrizes. Nesses casos, é necessária a intervenção dermatológica – tratamentos como limpezas de pele e peelings podem ser recomendados.

O tratamento do acne deve ser visto como uma rotina diária para que os resultados obtidos sejam os desejados. Produtos como cremes preventivos, hidratantes e esfoliantes são indispensáveis no tratamento do acne.

Alguns cuidados que se devem ter assim que o acne aparece são:
• Não deixar a inflamação evoluir, para evitar o aparecimento de cicatrizes;
• Não esfoliar durante a fase ativa do acne;
• Utilizar protetor solar todos os dias;
• Manter a pele sempre limpa.

Comentar