Consulta de Imunoalergologia

A Clínica DermAge conta com especialista de Imunoalergologia que é a especialidade que estuda e trata aspetos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais relacionados com a Alergologia e a Imunologia Clínica, em todos os grupos etários.

São do âmbito desta especialidade a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das alergias: alergia alimentar, alergia cutânea, alergia a fármacos, asma e alergia no desporto e patologias como a rinite, a asma brônquica e as imunodeficiências primárias, entre outras.

O médico imunoalergologista requisita, frequentemente, exames complementares de diagnóstico que incluem análises ao sangue (doseamento de IgE específicas para alergénios), provas de sensibilidade cutânea por picada ou contacto, provas funcionais respiratórias e injeção de imunoterapia sob vigilância médica.

As crianças sofrem com muita frequência de alergias: cerca de 22% das crianças na Europa têm uma alergia, verificando-se um aumento das alergias alimentares graves.

As reações alérgicas graves incluem a anafilaxia, a qual constitui cada vez mais uma das manifestações de alergia na criança, sobretudo, provocada por alergia alimentar. A gravidade destas situações, que potencialmente podem ser fatais, exige a atenção não só dos Imunoalergologistas mas de todos os profissionais de saúde.

Os pais, familiares e todos os envolvidos nos cuidados a crianças, em casa, nas escolas e nos serviços de saúde, devem ser intervenientes na identificação e prevenção das reações anafiláticas.

Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto