Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto

Cuidados a ter com a exposição solar

O verão é a estação mais quente do ano e, provavelmente, aquela em que fazemos mais atividades ao ar livre – treinar em parques, ir à piscina e à praia, churrascos com amigos, entre tantas outras. É aquela estação em que nos divertimos mais, mas também aquela em que estamos mais expostos ao sol.

De facto, no verão a radiação solar é muito mais intensa do que nas restantes estações do ano, o que pode tornar-se prejudicial ao bom funcionamento da pele se a exposição solar for muito prolongada, e trazer alguns riscos para a saúde – como por exemplo queimaduras, manchas, acne ou envelhecimento precoce da pele.

Para se proteger, deve ter em conta estas quatro dicas:

1. Usar protetor solar – A proteção contra as radiações ultravioleta deve ser feita diariamente, utilizando um protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, 30. O protetor deve ser aplicado uniformemente em todo o corpo, 20 minutos antes da exposição solar para que a pele o consiga absorver. Deve reaplica-lo de duas em duas horas, ou sempre que sair da água.

2. Evitar a exposição solar direta entre as 11h e as 16h – neste intervalo de tempo, a radiação solar é mais intensa devido à proximidade do sol. Opte por ficar debaixo do guarda-sol ou numa sombra fresca, por exemplo, da esplanada.

3. Utilizar acessórios – para complementar a proteção solar, não se esqueça de usar chapéus, óculos de sol e roupas de algodão.

4. Hidratar – Nos dias de maior exposição ao sol, hidrate o seu corpo bebendo 2 a 3 litros de água e pode também abusar dos sumos naturais. Para hidratar a pele, utilize um creme hidratante diariamente na pele limpa.

Se tiver em conta estas quatro indicações, os seus dias ao sol tornar-se-ão muito mais descansados, tranquilos e saudáveis. Não se esqueça também de manter sempre a pele seca e limpa de areias e sal.

Comentar