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Here Comes the Sun & the Summer

Agosto chegou e é sinónimo de verão, sol e banhos mas para as férias beneficiarem o seu corpo, de modo a ficar ainda mais bonito no fim do verão, tem de ter em atenção alguns cuidados na praia, piscina, esplana e passeios exteriores. A DermAge deixa as principais dicas:

Começando pela pele, maior órgão do nosso corpo, para evitar queimaduras, manchas, acne ou envelhecimento precoce deve usar protetor solar diariamente, no mínimo com 30 FPS, aplicando-o uniformemente em todo o corpo 20 minutos antes da exposição solar e reaplicá-lo de 2 em 2 horas, ou sempre que sair da água. Atenção que os dias nublados também queimam! Se o dia for soalheiro, evite a exposição direta entre as 11h e as 16h – nestas horas opte por ficar debaixo do guarda sol ou numa sombra fresca de esplanada. Para complementar a proteção solar não se esqueça de usar chapéus, óculos de sol adequados e roupas de algodão largas e claras, são acessórios obrigatórios! Após um banho de água fria faça a fundamental hidratação na pele passando óleo e creme hidratante, e beba 2 a 3 litros de água por dia, sumos naturais, fruta e vegetais – fucrais para uma pele perfeita!

Caso a pele fique muito vermelha, o chamado escaldão, deverá sair rapidamente do sol e não voltar a expor-se enquanto estiver sensível; tome um banho de água fria com pouca pressão e aplique um anti-inflamatório para reduzir a dor; coloque creme hidratante na pele; e reponha os sais minerais com vegetais, fruta, sumos naturais e água. Se apenas sentir a pele ressacada e com pequenas manchas não se preocupe, é natural uma vez que o efeito do sol dura até 3 horas depois da exposição solar. Se seguir estas dicas poderá evitar dores no corpo, cancro e outros problemas graves.

Nesta estação quente é normal que o seu cabelo também precise de mais cuidados pois costuma ficar mais fraco. Deve levar para a praia um creme com filtro solar para aplicar no cabelo ao sair da água, mantendo-o nutrido; espremê-lo para remover o máximo de água possível pois esta contém substâncias que o danificam, como sal do mar ou o cloro da piscina; e cortá-lo para crescer mais saudável e forte, sem pontas duplas. Aconselhamos igualmente a utilização diária de óleo para as pontas; champôs e amaciadores com FPS; champô anti resíduos, 2x por semana, para limpar a fundo o couro cabeludo; e máscara de hidratação, para evitar o cabelo quebradiço. Seque o cabelo ao natural ou coloque babyliss antes do secador pois temperaturas elevadas também danificam os fios de cabelo. Quem tem tendência a ficar com o cabelo oleoso, devido à transpiração capilar, deve reduzir o uso de condicionador no verão em relação ao resto do ano.

Para que não faça desvios à sua alimentação saudável, apresentamos-lhes algumas opções de possíveis snacks que pode e deve levar consigo para todo o lado e o manterão fresco e saciado. Entre elas: fruta como maça, cereja e tangerina ou até frutos secos; vegetais como cenoura, pepino e tomate; sandes naturais com pão integral de alface, tomate e salmão fumado ou atum; barras de cereais de fruta; bolachas integrais, por exemplo, de aveia; e iogurtes líquidos (excelente opção para crianças e adultos pois são fáceis de transportar, abrir e beber, e mantêm qualquer um nutrido e fresco).

Salientamos que o cuidado com os bebés e crianças tem de ser acrescido pois são mais sensíveis e vulneráveis. Colocar camadas generosas de protetor solar adequado em todo o corpo, várias vezes ao dia, evitar expor os pequenos ao sol entre as 11h e as 17h, mantê-los na sombra, obrigar o uso de chapéu e óculos de sol, dar de beber muita água e vesti-los com roupa protetora clara são alguns conselhos para evitar graves problemas pois a sua pele é bem mais fina e frágil.
Depois deste “sermão” de verão vá descansar e divertir-se, mas com precaução, pois… here comes the sun!

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