Varizes e Derrames

As varizes são veias dilatadas, salientes e tortuosas que existem em certas zonas do corpo. Estas são facilmente localizáveis, ou seja, sao subcutâneas.

Os principais sintomas das varizes são: dor, sensação de pernas cansadas e comichão, acompanhado de inchaço, principalmente ao final do dia.

Os derrames – telangiectasias – são dilatações de pequenos vasos sanguíneos de tom vermelho arroxeado que, visualmente, se parecem com pequenos fios superficiais – aranhas.

Estes surgem, essencialmente, nos membros inferiores e atingem, maioritariamente, o sexo feminino.

Relativamente à sua causa, pode ser de origem congénita ou genética. O seu aparecimento é favorecido pelo calor, sedentarismo, excesso de horas na mesma posição, seja sentado ou em pé, peso em demasia e envelhecimento geral.

O tratamento deverá começar preferencialmente numa fase inicial, de modo a manter as pernas sempre saudáveis. Os tratamentos mais conhecidos são a laserterapia e a escleroterapia, visto serem bastante rápidos, não invasivos – evitando assim a intervenção cirúrgica – e terem taxas de sucesso bastante elevadas (80% a 90%).

Se pensa que as varizes e os derramente apenas surgem em idades mais avançadas, está enganado! Cada vez mais se verifica o aparecimento deste tipo de problemas em pessoas mais novas.

Assim sendo, é importante que procure resolver esta situação o mais cedo possível, de modo a não agravar o problema e manter a sua saúde.

 

Conselhos úteis:

  • Hidratar o corpo diariamente – massagem com movimentos ascendentes;
  • Evitar estar sentado com pernas cruzadas;
  • Banhos de duche frio em dias mais quentes;
  • Dormir com um relevo no fim na sua cama, de modo a elevar as pernas;
  • Fazer exercício físico, caminhadas ou corridas.

Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto