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Um Natal Mais Saudável

Os dias mais frios já chegaram, e com eles, as preparações da quadra natalícia. O Natal é sinónimo de festa em família e de uma mesa bem recheada que, além de nos encher os olhos, se torna um verdadeiro desafio para quem não quer cometer excessos.

Para muitos, representa uma exceção à regra no que diz respeito à alimentação saudável: são os pratos tradicionais, os fritos e as mais variadas sobremesas. As gorduras e os açúcares refinados são, sem dúvida, os maiores vilões a enfrentar por quem não quer ter uns quilos a mais no final do ano.

Tome nota das nossas sugestões e saboreie o seu Natal sem culpa.

  1. Faça uma lista dos pratos e doces que vai confecionar, com a respetiva lista de ingredientes. Assim, será possível comprar apenas aquilo que necessita e não outros alimentos que poderá dispensar;
  2. Faça as compras de Natal com antecedência, para escolher calmamente os alimentos;
  3. Consulte os rótulos das embalagens, de modo a escolher os alimentos mais saudáveis;
  4. Confecione todos, ou pelo menos a grande maioria, dos pratos e doces em sua casa e nas quantidades estritamente necessárias.
  5. Conviva mais, petisque menos! Enquanto está nos preparativos para a ceia de Natal, evite ao máximo provar/petiscar. Está a ingerir calorias desnecessárias sem se aperceber, mas que vão fazer a diferença. Além disso, mais importante do que a comida de Natal é a época em si, uma altura onde a alegria e o amor pelo próximo imperam. Em vez de fazer companhia à mesa dos doces ou dos aperitivos, faça questão de passar algum tempo à conversa com a sua família e amigos.
  6. Cuidado com as bebidas: refrigerantes, sumos variados, cocktails, champanhe e outras bebidas alcoólicas também contribuem para que a ceia seja mais calórica e, portanto, o seu consumo deverá ser moderado. Cuidado com o que bebe, porque normalmente o álcool estimula o apetite. Aposte na originalidade e apresente água guarnecida com rodelas de limão e frutos vermelhos para os mais pequenos, e para os adultos opte por vinho tinto.
  7. Pratique atividade física, são dias excelentes para aproveitar o tempo livre com a companhia dos seus amigos e familiares. Desta forma, aproveita também para compensar alguns dos exageros da ceia. Lembre-se que a importância do exercício físico não está na sua intensidade, mas sim na regularidade com que é feito.

Desfrute da época natalícia sem culpas e não permita que os excessos alimentares se tornem numa tradição familiar!

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