Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto

6 causas do aparecimento das olheiras

As olheiras são um problema comum que podem surgir de diferentes causas, e com que muitas pessoas têm que lidar. Aqui estão algumas informações relevantes que deve saber sobre as causas do aparecimento das olheiras e como pode tratar.

O que são os círculos negros debaixo dos olhos?

Estes círculos negros a que chamamos de olheiras, normalmente aparecem como resultado de duas condições dermatológicas:

a. A pele abaixo dos olhos está enfraquecida, o que torna os vasos sanguíneos cada vez mais visíveis

b. olhos inchados que resultam no aparecimento de sombras escuras.

O aparecimento das olheiras pode estar ligado a vários fatores, do mesmo modo que pode estar associado a problemas de saúde. Ainda, pode surgir em consequência de traços hereditários que vão apresentar-se na infância, mas a tendência é piorar com a idade.

Contudo, os círculos negros debaixo dos olhos, ou seja, as olheiras, geralmente podem ser tratados. Tudo vai depender da sua causa. Deixamos-lhe aqui as seis causas mais comuns no aparecimento das olheiras e como pode reduzir a sua aparência.

1. A falta de uma boa noite de sono

A privação de sono pode fazer com que a sua pele fique pálida. Isto vai fazer com que os vasos sanguíneos sob a pele se tornem mais aparentes, resultando na aparência de olheiras. Dormir entre sete e oito horas por noite vai ajudar a moderar o aparecimento de olheiras.

2. Envelhecimento

Conforme vamos envelhecendo, o tecido ao redor dos olhos começa a ficar cada vez mais fino. Este fator vai fazer com que os olhos pareçam inchados. Existem tratamentos que podem visar especificamente as olheiras induzidas pela idade, como os preenchimentos e a terapia a laser. Para descobrir o tratamento certo para si e a sua condição, aconselhamos que se informe junto de um profissional.

3. Alergias

As alergias e os olhos secos também podem contribuir para o aparecimento das olheiras. Quando temos uma reação alérgica, o corpo liberta histaminas que por sua vez, podem causar coceira e vermelhidão nos olhos. Posto isto, isso pode levar-nos a esfregar os olhos, o que como resultado vai aumentar a irritação, o inchaço e o aparecimento de sombras escuras.

Nestes casos, tomar um anti-histamínico pode ajudar a reduzir os sintomas de alergia que podem exacerbar a presença de olheiras. Atenção, que esta solução apenas resulta no caso de serem alergias, visto que, não é recomendado que se ingira este medicamento quando não é necessário.

4. Genética

A causa genética pode determinar alguns fatores que provocam as olheiras como por exemplo: os níveis de colágeno e a produção de melanina.

a. O colágeno é uma proteína do corpo que ajuda a manter a elasticidade da pele e diminui o aparecimento de rugas.

b. A melanina já são os pigmentos mais escuros da pele. Habitualmente, este termo é referido como a hiper pigmentação genética e pode ser tratado pela dermatologista.

5. Deficiência de ferro e anemia

A anemia é uma condição médica que resulta de uma quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos. Geralmente é devido à falta de ferro na dieta. Assim, com a anemia, as células sanguíneas são incapazes  de transportar oxigénio suficiente para os tecidos do corpo, incluindo aqueles que estão junto dos olhos.

Posto isto, ter uma dieta saudável que inclui alimentos ricos em ferro como o feijão e os espinafres é muito benéfico, uma vez que pode prevenir e tratar a anemia.

6. Fumar e o consumo de álcool

O ato de fumar, bem como, os consumos de álcool podem resultar no aumento das olheiras, ao desidratar a pele. Beber álcool pode fazer com que os vasos sanguíneos se dilatem na parte inferior dos olhos, fazendo com que as olheiras fiquem mais sobressaídas. Por outro lado, o monóxido de carbono dos cigarros bloqueia a entrada de oxigénio na pele, o que pode aparentar estar mais escura em lugares em que a pele é mais fina. Adicionalmente, fumar acelera o envelhecimento da pele ao quebrar o colágeno o que por consequência, leva ao envelhecimento prematuro.

Em conclusão, as olheiras podem ter causas distintas e em alguns casos podem ser um problema de saúde como a anemia. Se as olheiras não melhorarem com pequenas dicas como uma boa noite de sono e o consumo de mais ferro, a nossa recomendação será sempre que procure um profissional adequado que a possa apoiar.

 

Comentar