Tem asma? Vá a uma consulta de Imunoalergologia!
Tem Asma, doenças autoimunes, anafilaxia, alergia respiratória, digestiva, alimentar, ocular, por picada, medicamentosa ou cutânea? Não tem a certeza? Vá a uma consulta de Imunoalergologia.
Esta especialidade médica diagnostica, estuda e trata doenças alérgicas e/ou imunes, que atingem vários órgãos como os olhos, a pele, os brônquios e o nariz, em doentes de qualquer idade, ainda que com maior incidência em crianças e jovens adultos. Não perca tempo! Este tipo de doença afeta uma parte significativa da população já que diminui a sua qualidade de vida!
Doenças
- Alergia alimentar
- Alergia a medicamentos
- Anafilaxia
- Dermatite atópica
- Urticária
- Imunodeficiência
- Asma
- Rinite
Este tipo de doenças podem ser causadas por:
- Proteínas presentes na alimentação
- Partículas transportadas pelo ar como por exemplo: pelos de animais, ácaros e pólen
- Contacto com substâncias químicas, e fármacos
- Ingestão de medicamentos
- Picada de insetos
- Deficiência do sistema imunitário
- Exposição profissional
- Entre outras causas
Em que é que o médico o pode ajudar?
O acompanhamento por um médico especialista vai permitir-lhe traçar um conjunto de estratégias, assim sendo, controla os sintomas. Dessa forma, este tipo de doenças podem tornar-se crónicas, geralmente desenvolvem-se por razões genéticas.
Grau de gravidade
O grau de gravidade diverge entre elas, desse modo pode ir de uma ligeira sensação de incómodo a uma reação anafilática.
Diagnóstico
Na consulta para diagnóstico realizam-se vários testes como análises ao sangue, testes de alergia que incluem testes cutâneos, bem como, testes/provas de provocação.
Testes cutâneos
Estes testes são feitos em pacientes com suspeita de alergia a picada de abelha/vespa ou a medicamentos, através da aplicação por meio de uma picada, do veneno, ou do fármaco num local superficial da pele.
Testes/provas de provocação
Estes testes são feitos em pacientes com suspeita de alergia não apenas a medicamentos, como também alimentos, através da ingestão destes. Dessa maneira, inicialmente em pequenas quantidades, aumentando progressivamente até que ocorra uma reação alérgica.
Tratamentos
Os tratamentos de doenças respeitantes à especialidade da imunoalergologia podem variar. De tal forma que pode ser uma indução de tolerância, e a imunoterapia mais conhecida por “vacina antialérgica”.
O objetivo da indução de tolerância, do mesmo modo que o da imunoterapia passa por tornar o doente tolerante à substância que lhe provoca sintomas.
Indução de tolerância medicamentosa
O medicamento que causa os sintomas alérgicos administra-se gradualmente durante um período de tempo em doses ínfimas, desse modo, aumenta consecutivamente a dosagem até à dose definida pelo médico.
Indução de tolerância alimentar
De tal forma que, tal como acontece na indução de tolerância medicamentosa, na tolerância alimentar, o alimento administra-se em pequenas doses controladas. E aumenta-se a dosagem de acordo com a ordem médica definida para aquele paciente, de forma, a que no futuro quando o doente ingerir esse alimento, este não lhe provoque uma reação alérgica grave.
Imunoterapia específica com alergénios
A imunoterapia utiliza-se em doentes com Asma alérgica ou Rinite. Utilizando o mesmo método que a indução de tolerância, também aqui se administram doses gradualmente crescentes da matéria que provoca reação, para que o paciente de torne menos sensível aos efeitos que esta lhe causa.
Nesse sentido, venha à Dermage e melhore a sua qualidade de vida!
Marque uma consulta com a nossa nova Médica! Damos as boas vindas à Doutora Catarina Coutinho, especialista em Imunoalergologia, que está ao seu dispor para o ajudar naquilo que necessita!
Siga o nosso trabalho através das nossas redes sociais Facebook, e Instagram, bem como, explore o nosso blog para ficar a par de tudo!