Celulite ou adipose edematosa, como evitar?
Celulite ou adipose edematosa é o nome que se dá à gordura acumulada na superfície menos profunda da pele. Forma, normalmente, relevos nas pernas, barriga e rabo, maioritariamente das mulheres. Está relacionada com a retenção de líquidos e para que consiga reduzi-la deverá beber muita água.
Sendo um problema que afeta normalmente as mulheres, tal deve-se ao facto de a estrutura da pele feminina ser diferente da masculina. Os elementos que ligam a pele aos músculos no caso das mulheres são verticais, enquanto que no caso dos homens são diagonais e cruzados.
O que é?
Quando temos celulite, a pele apresenta depósitos de gordura, desse modo, fica com um aspeto irregular e granuloso. Outra designação dada é “pele em casca de laranja”.
Sendo mais notório nas nádegas, coxas, assim como, na barriga, genericamente aparece apenas depois da puberdade. Desse modo, é mais comum em áreas onde se formam depósitos de gordura. Do mesmo modo, que resulta de uma distribuição irregular dessa gordura sob a superfície da pele.
Existem três estágios. O teste pode ser feito em casa e preferencialmente com luz vinda de cima para que possa ver todos os relevos da pele.
A primeira fase é quando a celulite é percetível exclusivamente quando a pele é apertada. Certas pessoas consideram que este primeiro grau acontece quando, mesmo não hajam sintomas, deteta-se a celulite em exames microscópicos.
A segunda fase é quando a pele casca de laranja não está visível quando estamos deitadas. Contudo, basta nos levantarmos para que apareça. Especialistas consideram que o segundo nível se dá quando a pele fica mais pálida e com menos elasticidade.
O terceiro estádio é quando a celulite é permanentemente visível, de tal forma que a rugosidade bem percetível na pele.
Sendo considerada um problema de difícil resolução, torna-se difícil reduzi-la por completo.
Qual a incidência na população?
Sendo bastante mais comum nas mulheres, a celulite também pode afetar os homens. Mas de facto, cerca de 80% das mulheres têm algum grau de celulite. Não se trata de uma doença grave, porém afeta a autoestima das pessoas. Desse modo é essencial tratar.
O que causa?
A celulite ou adipose edematosa é o resultado do efeito combinado dos cordões de tecido conjuntivo que ligam a pele ao músculo e acumulam gordura. Sendo que a gordura empurra a pele, os cordões de tecido prendem-na às camadas mais profundas e esse conjunto de forças traduz-se numa superfície irregular.
O que causa a celulite ou adipose edematosa muitas vezes é um processo pouco compreendido. Entre elas incluem-se fatores hormonais, fatores genéticos, uma dieta muito rica em gordura, hidratos de carbono e sal, bem como uma dieta pobre em fibras. Do mesmo modo, o estilo de vida contribui para o desenvolvimento da celulite: ser fumador, sedentário, permanecer em pé ou sentado durante muitas horas. Roupa muito apertada também dificulta o fluxo sanguíneo. O stress, o uso da pílula, bem como a idade são outros dos fatores de risco para a formação de celulite.
Como e onde se manifesta?
Conseguimos compreender que existe celulite através da presença de uma pele com aspeto irregular, em casca de laranja. Nos casos mais ligeiros, apenas se deteta quando a pele está comprimida. Nas situações em que é mais notória a sua existência, a pele forma irregularidades bastante acentuadas.
Como ter a certeza?
Pode ter a certeza de que tem celulite através da observação da pele.
O que fazer para prevenir?
Para prevenir a celulite, a prática regular de exercício e a manutenção de um peso adequado. A redução do stress também é um aspeto importante.
Deverá também fazer uma dieta saudável, baixa em gordura, rica em fruta, vegetais e fibras. Evite também usar roupa pouco confortável ou muito justa.
Como tratar a celulite?
Existem bastantes tratamentos que se baseiam em princípios mecânicos ou físicos. Exemplos destes tratamentos são as massagens, ou a drenagem linfática. O tratamento pelo calor, o uso de ultrassom, a radiofrequência, bem como a terapêutica magnética ou ondas de rádio, são igualmente soluções. Também existe a Endermologia ou a estimulação elétrica.
Outras coisas que podem ser feitas para o tratamento da celulite têm a ver com algumas substâncias que supostamente ajudam a remover a gordura acumulada. Tais substâncias são por exemplo a cafeína, os aminoácidos, a ginkgo biloba, etc.
Esses agentes podem-se aplicar localmente ou administrar-se por via oral. Contudo, na realidade, nenhum demonstrou cabalmente a sua eficácia no combate à celulite. A técnica natural mais eficiente é a perda de peso ou a manutenção de uma dieta saudável.
Se aquilo que pode fazer naturalmente não chega, recorra aos serviços e tratamentos do nosso espaço para que consiga acabar com a celulite.
Siga o nosso trabalho através das nossas redes sociais Facebook, e Instagram e explore o nosso blog para ficar a par de todas as novidades.