Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto

Banhos & Cuidados com a pele.

Dê banho à sua pele.

Quantos banhos se deve tomar? Com que regularidade?

Parecem perguntas arcaicas e quase despropositadas, mas a verdade é que são bastante pertinentes, no que respeita às preocupações a ter com a pele.

O banho é um costume enraizado desde o tempo dos romanos, remota do tempo das termas públicas, é algo comum em todos os povos. Na cultura ocidental e com a evolução dos tempos, o banho rotineiro tornou-se algo mais acessível mas não é por isso que se deve de ter uma menor atenção da forma como o praticamos.

De maneira a preservar a pele e as bactérias que contribuem para as defesas, há cuidados a ter. Tais como, não abusar do gel de banho/sabonete, água muito quente e até mesmo tomar muitos banhos. Enfim, deve haver um maior discernimento, nas questões relacionadas com a higiene. A nossa pele tem um manto de gordura (filme hidrolipidíco) que nos protege das infecções e alergias. No caso das crianças e idosos, devido a menor produção desta gordura é necessário uma maior atenção.

No entanto, cada pessoa, é um caso diferente e é necessário ter isso em conta. Porém, existem truques comuns que favorecem a pele de todos!

Quais os principais cuidados a ter?

  1. Para quem toma um duche diário, a utilização de gel e sabonetes deve ser maioritariamente aplicada nas axilas, genitais, pés e pregas do corpo, zonas que absorvem mais transpiração. Afinal, a aplicação destes produtos todos os dias perturba o equilíbrio da pele;
  2. Se tomar mais do que um banho diário, deve ter atenção à temperatura da água para que esta não seja muito quente;
  3. Opte sempre por banhos mais rápidos e de água morna;
  4. Utilize óleos de banho ou hidratantes para garantir uma barreira protetora para a pele;
  5. Tenha em atenção o PH do sabonete que utiliza;
  6. Após o duche, hidrate bem a pele com os produtos correctos.

Para saber mais truques, marque a sua consulta com a Drª Alexandra Osório, na Clínica Dermage.

Comentar