Endocrinologia – Saiba como diagnosticar e tratar
A endocrinologia é o campo das doenças relacionadas com as hormonas. Um endocrinologista pode, similarmente, diagnosticar e tratar problemas hormonais e as complicações que deles advêm.
As hormonas regulam o metabolismo, respiração, crescimento, reprodução, perceção sensorial, e movimento. Os desequilíbrios hormonais são a razão subjacente a uma vasta gama de condições médicas. A endocrinologia concentra-se tanto nas hormonas como nas muitas glândulas e tecidos que as produzem. Os seres humanos têm mais de 50 hormonas diferentes. Contudo, podem existir em quantidades muito pequenas e ainda assim ter um impacto significativo no funcionamento e desenvolvimento do corpo.
Factos rápidos sobre endocrinologia:
- A endocrinologia envolve uma vasta gama de sistemas dentro do corpo humano;
- Os tecidos endócrinos incluem, igualmente, a glândula adrenal, hipotálamo, ovários e testículos;
- Existem três grandes grupos de desordens endócrinas;
- A síndrome do ovário polemístico é a desordem endócrina, no entanto é mais comum nas mulheres.
O que é o sistema endócrino?
O sistema endócrino é uma série de glândulas que produzem e secretam hormonas que o corpo utiliza, similarmente, para uma vasta gama de funções. Estas controlam muitas funções corporais diferentes, incluindo:
- Respiração
- Metabolismo
- Reprodução
- Perceção sensorial
- Movimento
- Desenvolvimento sexual
- Crescimento
As hormonas são assim produzidas pelas glândulas e enviadas para a corrente sanguínea para os vários tecidos do corpo. Enviam sinais a esses tecidos para lhes dizer o que é suposto fazerem. Contudo, quando as glândulas não produzem a quantidade certa de hormonas, desenvolvem-se doenças que podem afectar muitos aspectos da vida.
O que é um endocrinologista?
Se o seu médico suspeitar que a causa subjacente de uma condição médica está relacionada com a produção de hormonas, pode assim encaminhá-lo para um endocrinologista, um médico especializado em endocrinologia. Estes médicos são treinados para diagnosticar e gerir doenças que afetam as glândulas e as hormonas, similarmente.
Um endocrinologista visa restabelecer o equilíbrio hormonal dentro dos sistemas do organismo.
Os endocrinologistas normalmente tratam, similarmente, as seguintes condições:
- Diabetes;
- Osteoporose;
- Menopausa;
- Perturbações metabólicas;
- Doenças da tiroide;
- Produção excessiva ou insuficiente de hormonas;
- Alguns cancros;
- Baixa estatura
Marcar a sua consulta de Endocrinologia
Durante a primeira visita, o médico fará ao doente, sobretudo, uma série de perguntas para ajudar a chegar a um diagnóstico.
Estas podem abranger:
- Os medicamentos atuais
- História familiar de problemas hormonais
- Outras condições médicas, incluindo alergias
- Hábitos alimentares
Pode ajudar a listar quaisquer sintomas existentes antes da visita. Certamente, o endocrinologista pode perguntar sobre sintomas que não parecem estar relacionados, ou que parecem desnecessários.
Isto porque os níveis hormonais afetam tantos sistemas diferentes no corpo que apenas pequenas alterações numa glândula podem impactar partes do corpo longe do local das glândulas propriamente ditas.
Verificarão o ritmo cardíaco e a pressão arterial do paciente, e observarão o estado da sua pele, cabelo, dentes e boca, similarmente. Podem ser recolhidas assim amostras de sangue e urina.
Em conclusão, após o diagnóstico, o endocrinologista irá sugerir um plano de tratamento. Isto dependerá então da condição subjacente que está a causar os sintomas.
Pode tirar todas as dúvidas connosco. Siga o nosso trabalho através das nossas redes sociais Facebook, Instagram e explore o nosso blog para ficar a par de todas as novidades!