Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto

Estrias: o quê, porquê, como resolver.

Imaginem um balão: podemos enchê-lo, mas se enchermos demais ele rebenta. Pois bem, a pele comporta-se como um balão – quando se exige demais rompe-se, formando as estrias.

Ou seja, compare a derme a uma tira de elástico, ela possui uma determinada flexibilidade. Quando é ultrapassada, rompe-se, não conseguindo voltar ao normal. O mesmo acontece com a nossa derme. A derme é sustentada por fibras elásticas – colagénio e elastina – quando essas fibras elásticas sofrem uma pressão grande, rompem-se, formando sulcos.

Apesar de ser um problema que atinge maioritariamente mulheres, ele não é exclusivo do sexo feminino, porque também há homens que não são poupados a estas marcas. E, tal como não escolhem sexo, as estrias também não diferenciam entre idades e estilos de vida, tanto marcando pessoas sedentárias como desportistas, adolescentes, adultos, mulheres grávidas ou jovens.

Os locais mais afetados são o interior das coxas, as nádegas, a anca, o abdómen, os braços, ou seja todas as zonas onde a pele pode ser distendida. As causas são várias, desde o ganho e perda de peso brusco, gravidez, hereditariedade, etc.

O melhor para evitar o aparecimento destas marcas definitivas na pele é prevenir, apesar de, uma vez instaladas, existirem atualmente alguns cuidados médicos e estéticos que permitem atenuar esta condição.

Há vários fatores que podem fazer as estrias aparecer: a genética, fatores endócrinos, a gravidez, os corticoides, a musculação e a celulite. Estas estrias podem ser ainda rosadas ou nacaradas.

Para prevenir este problema, devemos manter o corpo bem hidratado com cremes ricos em colagénio e bebendo dois litros de água por dia. Deve-se também evitar o uso de roupas apertadas e ativar a circulação sanguínea alternando entre água fria e quente durante o duche.

Se ainda assim problema de estrias se mantiver, deve aconselhar-se junto de profissionais, e a Doutora Alexandra Osório é a melhor opção. Na Clínica DermAge é feito um diagnóstico aprofundado e um tratamento personalizado a cada cliente. Marque já a sua consulta.

 

Comentar