Gelatina – A aliada da nutrição

Gelatinas – As aliadas à nossa nutrição

Quando pensamos numa sobremesa leve e saudável, geralmente a gelatina surge como uma das eleitas. Com alto teor em água, isenta de gordura, bem como, alto valor proteico, a gelatina pode ser um aliado para um corpo de verão. Mas também, pode ser a aliada perfeita para auxiliar a combater a flacidez e o envelhecimento precoce.

A nossa taxa de produção de colagénio diminui substancialmente com a idade.

De acordo com determinados estudos, evidenciam que por volta dos 30 anos, a nossa taxa de produção de colagénio começa a diminuir. Sendo que aos 30 anos, o corpo produz apenas cerca de 35% do colagénio necessário supondo que esta seja uma das principais causas do envelhecimento.

Assim sendo, o colagénio está presente em muitas estruturas do nosso organismo, representando cerca de 30% de toda a proteína existente. Constituinte do tecido conjuntivo, o colagénio é importante para a formação, mas também, a manutenção de várias estruturas. Estas estruturas são: os ossos, cartilagens e articulações, bem como, a pele, unhas e cabelo.
Por conseguinte, a gelatina é um produto adquirido a partir da hidrólise parcial do colagénio animal. Contém cerca de 84% de proteína, 2% de sais minerais, bem como, está isenta de colesterol, qualquer gordura ou açúcar.

A gelatina é uma alternativa doce, hipocalórica e saciante que podemos consumir de diversas formas.

Não apenas a sua forma original, como também aliada a outros alimentos, fazem deste uma escolha benéfica. Dessa maneira, o leite, iogurte ou mesmo a fruta também são alimentos que podem ser combinados, sendo uma mais valia, para a saúde e silhueta.
Com muitas soluções no mercado no que diz respeito a gelatinas, as hipocalóricas vão ganhando cada vez mais espaço. Isto deve-se ao facto de serem uma solução melhor para quem adota um estilo de vida saudável e está consciente do peso corporal.

Posto que, sendo o açúcar, o principal responsável por um maior valor calórico, podemos encontrar gelatinas adoçadas com aspartame. O aspartame é um aditivo alimentar com capacidade adoçante, 180 vezes superior à sacarose – com certa de 8kcal por porção. Estas foram as pioneiras nestas versões ‘light’, por terem o sabor mais parecido à gelatina normal.
Na tentativa de resposta a consumidores mais atentos a novas tendências de consumo, podemos encontrar gelatinas adoçadas com stevia. A stevia, isto é, glicosídeos de esteviol, extraídos da folha Stevia,é um edulcorante natural 40 a 300 vezes superior à sacarose – com apenas 9kcal por porção.

Por sua vez, podemos encontrar a versão mais hipocalórica deste alimento, com 7kcal por porção. Gelatinas adoçadas com sucralose – uma substância obtida a partir da sacarose, com uma capacidade adoçante superior a 600 vezes à original. Para quem não quer prescindir do sabor e tenta manter a naturalidade do alimento, este é perfeito.

A gelatina está enriquecida com Vitamina C.

Grande parte das gelatinas estão enriquecidas com Vitamina C, um poderoso antioxidante. Este é imprescindível para a formação de colagénio – principal proteína de suporte estrutural – pelas nossas células. Podemos dizer que temos a combinação de dois fatores, determinantes na manutenção da firmeza cutânea.
Com diferentes sabores disponíveis, estas gelatinas são a solução ideal para quem não quer prescindir de todo o sabor e manter a boa forma.

Artigo escrito por Dr.ª Natália Cavaleiro Costa

Siga o nosso trabalho através das nossas redes sociais Facebook, e Instagram e explore o nosso blog para ficar a par de tudo!

Partilhar
plugins premium WordPress