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SABIA QUE PODE LEVAR A SUA DIETA PARA A PRAIA?

O que é sinónimo de praia? Verão! No entanto, não é por estarmos de férias que devemos dar descanso à nossa dieta. Muito pelo contrário! Nos meses de verão o cuidado não se prende apenas com a alimentação. Mas também com a necessidade de beber 1,5 a 3 litros de água para nos mantermos hidratados.

Quando o cenário é o areal e o mar, a dúvida coloca-se: o que devo comer na praia? Sabemos que refeições leves e frescas são as ideais nesta altura. É importante evitar fazer desvios à sua alimentação saudável. Para que tal não aconteça, apresentamos-lhes opções de snacks que pode levar consigo, que o mantém fresco e saciado.

Que comida levar para a praia?

  1. Fruta: uma opção que não se pode esquecer. Ajuda a repor a água com a quantidade certa de nutrientes. Entre as mais leves para levar para a praia estão a maçã, cereja e tangerina.
  • Fruta de roer: maçãs, pêras, alperces, ameixas, pêssegos, nectarinas;
  • Fruta para snack: uvas, cerejas, morangos, amoras, framboesas, mirtilos;
  • Fruta para hidratar: meloa, melão, melancia, laranjas, kiwi, ananás;
  • Aperitivos de fruta seca crocante vendidas nas grandes superfícies também são uma opção.
  1. Vegetais: uma alternativa leve para a praia e com poucas calorias. Cenoura, pepino e tomate são excelentes acompanhamentos para se manter fresco e nutrido. Pode também levar legumes para comer, como snacks: cenoura, tomate cereja, aipo ou maçarocas de milho.
  2. Barras de Cereais: são uma opção prática que não pesa no saco de praia, e igualmente saudável. Dê preferência às barrinhas compostas por fruta.
  3. Bolachas Integrais: as bolachas de aveia são uma ótima opção, que por serem ricas em fibra, saciam facilmente. O facto de estarem separadas em saquetas individuais facilita o transporte e a não exceder a quantidade certa. As bolachinhas de arroz ou milho são também uma opção prática e saudável, corretas para um dia de praia.

O que posso levar na geleira para a praia?

  1. Saladas: prepare-as antes de sair de casa, não coloque molhos, e transporte-as em caixas fechadas, dentro de numa geleira. Além dos legumes e vegetais, as saladas podem conter uma fonte de proteína. Um exemplo, pode ser um ovo cozido ou atum, e hidratos de carbono, como leguminosas ou massas.
  2. Sandes Naturais: de alface, tomate e salmão fumado ou atum (em água), são opções saudáveis e proteicas. O pão integral deve ser preferencial por ser rico em fibra. Para levá-las para a praia, embrulhe-as em papel de alumínio. 
  3. Iogurtes Líquidos: são uma boa opção para crianças e para os mais crescidos. Fáceis de transportar, abrir e beber, mantêm qualquer um nutrido e fresco. Pode também levar aveia integral ou sementes numa caixinha e juntar 2 colheres a cada iogurte.
  4. Água: o mais importante a levar. Ajuda a manter a hidratação do corpo e repõe minerais perdidos com o suor. Beba pelo menos 1,5 a 3 litros por dia, aumentando a quantidade nos dias mais quentes e de praia. Lembre-se que os refrigerantes e as bebidas alcoólicas não matam a sede. Na praia, as bebidas alcoólicas devem ser consumidas com muita moderação: são altamente calóricas e desidratantes.

Se optar por comer nos bares da praia faça escolhas saudáveis e preste atenção ao aspecto dos alimentos e à limpeza dos espaços. Evite alimentos que contenham maionese ou outros molhos. Se optar por comprar alimentos aos vendedores ambulantes mantenha estes mesmos cuidados. 

Agora, já pode desfrutar do seu dia de praia tranquilamente, acompanhado por uma alimentação saudável. Faça boas escolhas e tenha um dia melhor! Se tiver dúvidas visite a sua Clínica DermAge e aproveite para ler os nossos artigos para mais dicas e curiosidades.

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