Menopausa: os sintomas, tratamento e os resultados
Menopausa, o período da vida de uma mulher que marca o fim da idade fértil.
A menopausa ocorre entre os 45 e 55 anos quando deixa de haver uma produção de hormonas femininas. Na menopausa existe uma ausência de menstruação normal, sem uma causa identificada. Da mesma forma que podem aparecer irregularidades na menstruação.
Este processo é normal e está relacionado com a idade de uma mulher. Ainda assim, existem fatores que podem causar o seu aparecimento. O tabagismo, ausência de gravidezes, a exposição a químicos tóxicos e os antidepressivos são alguns destes fatores.
Quais são os principais sintomas da menopausa?
Os sintomas da menopausa vão resultar essencialmente da ausência de estrogénios. Por norma, os sintomas mais conhecidos são os vasomotores, ou seja, os “afrontamentos” ou os calores. Os afrontamentos são uma onda de calor seguido de alguns minutos de suores frios.
Também podem ocorrer perturbações psicológicas que se verificam através da dificuldade em adormecer e manter o sono. As insónias matinais, bem como, os sintomas depressivos são fatores que afetam. Finalmente, podem suceder perturbações génito-urinárias, ou seja, vão aparecer problemas como a atrofia da mucosa vaginal com secura. A atrofia da mucosa é um problema que provoca uma irritação, bem como, dores durante relações sexuais. Existe ainda uma tendência maior para aparecerem infeções urinárias.
Quais são os benefícios do tratamento de reposição hormonal?
O tratamento de reposição hormonal recomenda-se a todas as mulheres que estão na fase da menopausa. Desse modo, uma das razões pelas quais aconselhamos este tratamento passa pelo facto de não ter muitas contraindicações.
Este tratamento não se deve realizar em mulheres que estão nas seguintes condições:
- Cancro de mama e do endométrio;
- Meningioma e melanoma;
- Doença hepática ou renal aguda e/ou insuficiência hepática e/ou renal grave;
- Hipertensão arterial grave;
- Antecedentes de fenómenos trombo-embólicos.
A escolha das hormonas, forma de aplicar, mas também o tempo que em que se realiza o tratamento, varia. Adicionalmente, o médico vai escolher estes passos.
Quais são os resultados que pode obter com o tratamento de reposição hormonal?
Como dissemos anteriormente, o tratamento e todos os aspetos são definidos pelo médico. Logo, os resultados obtidos também vão variar. Não obstante, o objetivo é que se obtenha uma atenuação progressiva de estrogénios ao nível ginecológico, assim como, extra-ginecológico.
Nível ginecológico
Ao nível ginecológico este tratamento pode diminuir:
- a secura vaginal;
- o peso;
- a dor e ardência urinária;
- as irregularidades menstruais.
Nível extra-ginecológico
Ao nível extra-ginecológico este tratamento pode diminuir:
- os sintomas vasomotores;
- os sintomas neuro psíquicos (insónias, irritabilidade e depressão);
- alterações do sistema nervoso central;
- alterações do metabolismo ósseo e cardiovascular.
Em suma, o tratamento da reposição hormonal é muito importante para que a mulher possa ter uma melhor qualidade de vida. Mas também para prevenir que efeitos críticos se instalem no corpo. Pequenas alterações no estilo de vida, bem como, na dieta e praticar exercício físico melhora. Do mesmo modo que reduzir os níveis de stress é uma técnica que podemos utilizar para aliviar os sintomas típicos.
Siga o nosso trabalho através das nossas redes sociais Facebook, e Instagram e explore o nosso blog para ficar a par de todas as novidades.