Pílula e o Acne

Pílula e o Acne

A relação entre estes dois

Muitas pessoas dizem que a pílula pode provocar acne? Será?

De seguida explicamos-lhe mais sobre estas duas situações e a sua relação.

A acne é uma condição que a maioria das pessoas sofre numa certa altura das suas vidas. A origem deste problema pode dever-se a vários fatores, sendo que, as alterações hormonais são a principal causa. As hormonas que estão particularmente associadas ao desenvolvimento do acne denominam-se androgénios. Estes aumentam a produção de sebo, o que pode fazer com que a pele se torne oleosa, quando presentes em elevadas quantidades.

Como resultado, há outros componente importantes tais como:

  • Hipertrofia da epiderme – a pele fica mais grossa e irregular, o óstio do poro fica mais apertado ou mesmo obstruído;
  • A glândula sebácea fica hipertrofiada, não só pela estimulação dos androgénios, como também, pelo facto do sebo ter um défice de uma enzima especifica. A esta enzima específica chamamos de – a lípase. Na falta da lípase, o sebo torna-se mais compacto e obstrói o poro e não sai para a superfície da pele. Por consequência, poderá formar um quisto ou uma borbulha infetada;
  • O crescimento da glândula para os lados, estimula o sistema imunitário. Desse modo, surge um processo inflamatório, com a chegada dos glóbulos brancos e há a proliferação do propiobacterium acnes.

O excesso de oleosidade na pele faz com que os poros fiquem obstruídos e como resultado desenvolve-se o acne. No entanto, na adolescência, a produção de certas hormonas começa a aumentar e é neste período que ocorre frequentemente o acne. Saiba que, esta situação poderá  conduzir a níveis baixos de autoconfiança e autoestima.

O acne hormonal nas mulheres adultas piora normalmente em certos pontos do seu ciclo menstrual. São assim causas, os níveis hormonais flutuantes, é um resultado das alterações do ciclo. Por outro lado, devemos ter os cuidados básicos adequados ao tipo de pele – exemplo: maquilhagem, limpeza e hidratação.

Há estudos que concluem, que ajustar os níveis hormonais pode ter um efeito benéfico na pele afetada pela acne. Como tal, a pílula contracetiva faz exatamente esta função. Como tal, podemos recorrer à pílula para diminuir os efeitos da acne. Atenção, não trata o acne. Este, não se trata com monoterapia!

O que é que a pílula pode fazer para impedir o acne?

A pílula combinada contém duas hormonas femininas, isto é, o estrogénio, bem como, a progesterona sintéticos. Funcionam no corpo para prevenir a gravidez. Desse modo, a pílula regula as hormonas femininas e torna-as mais estáveis durante o ciclo. O que significa que os níveis hormonais não variam tanto e é menos provável que se desenvolva o acne.

A pílula pode causar acne?

A pílula combinada geralmente não se associa ao desenvolvimento de acne mas, algumas pílulas podem ser mais benéficas do que outras. Se tem acne e a pílula atual não está a produzir os resultados que esperava, aconselhe-se com o seu médico. Assim, o mesmo pode verificar consigo, qual é a melhor alternativa de pílula.

Contudo, se necessita de um aconselhamento médico sobre este tema, contacte-nos. Para atenuar as consequências do mesmo, conte com a Clínica DermAge que em conjunto consigo vai encontrar uma solução. Seja mais um caso de sucesso conhecendo testemunhos de outros pacientes, com a ajuda da Dr.ª Alexandra Osório.

Siga o nosso trabalho através das nossas redes sociais Facebook, e Instagram e explore o nosso blog para ficar a par de tudo!

Partilhar
plugins premium WordPress