Manchas: descubra quais são os tipos que se podem desenvolver na pele
Manchas, quais são os tipos que se podem desenvolver na pele? A Dr.ª Alexandra Osório explica tudo à Ducray. Abordaram-se todos os cuidados dermatológicos que melhoram o seu dia a dia e quais são os tipos de manchas que se podem desenvolver na pele. Subscrevemos aqui uma parte do artigo, para que as nossas leitoras possam ler e manter-se informadas.
Descubra, os tipos de manchas que se podem desenvolver na pele
Dois dos primeiros sinais de envelhecimento cutâneo são as rídulas e a flacidez cutânea. Adicionalmente, e a razão que nos leva a abordar este tópico, o aparecimento de manchas castanhas superficiais da pele nas zonas expostas às radiações UV. Por um lado, essas manchas podem ser superficiais e de fácil resolução como é o caso dos lentigos. Por outro lado, podem ser problemáticas e desfigurantes como é o caso do “pano” ou melasma. No entanto, há outro tipo de manchas que causam algum transtorno, como é o caso das hiperpigmentações pós-inflamatórias, bem como, das manchas induzidas por fármacos, cosméticos ou por fotossensibilidade.
As manchas na pele são causadas pela exposição solar excessiva ao longo do tempo. Isso acontece porque os raios solares estimulam a produção de melanina. Para além dos fatores genéticos, existem diversos processos fisiológicos e patologias que podem alterar a produção de melanina. O que consequentemente, também vai alterar a coloração da pele, dando origem à mancha. Tais como as alterações hormonais, o uso de medicamentos e outros fatores, atuam sobre os melanócitos que dão origem às manchas no rosto ou no corpo.
A radiação solar estimula os melanócitos aumentando a produção de melanina e provocando, como resultado, o bronzeado. Do mesmo modo, que induz o desenvolvimento da dilatação dos vasos sanguíneos superficiais. Desse modo, influencia a coloração da pele de cada indivíduo, sendo responsáveis pela tez avermelhada que muitas vezes existe debaixo de uma mancha. Portanto, há manchas que não são só compostas por depósitos de melanina, mas sim por uma mistura de duas cores: castanho e encarnado.
Conclusão:
Saiba como evitar as manchas
Evitar a exposição solar é sempre a melhor alternativa. O uso correto do protetor solar, bem como, de proteções físicas, tais como: o chapéu e o guarda-sol, auxiliam na prevenção de manchas. Também sugiro às pessoas que se vão expor ao sol ou ao calor, o uso de antioxidantes via oral e estimuladores da produção controlada de melanina. Estes auxiliam na proteção celular dos efeitos da radiação solar.
Saiba como viver com elas
Para disfarçar as manchas no dia-a-dia a maquilhagem e os dermocosméticos com cor são as melhores e mais eficazes alternativas. Já para diminuir de maneira prolongada o aspeto visual do quadro, pode utilizar tratamentos domiciliares com o uso de ácidos e cremes clareadores. Assim como, através do uso de cremes com ácido ascórbico. Este último tipo de creme, potencializa o efeito do filtro solar e auxilia na despigmentação.
Para ler o artigo completo, visite o site da Ducray!
Siga o nosso trabalho através das nossas redes sociais Facebook, e Instagram e explore o nosso blog para ficar a par de tudo!