Rosácea
A Rosácea é uma doença vascular inflamatória cutânea que provoca vermelhidão, bem como, borbulhas no rosto. Desse modo, esta doença surge, normalmente, em adultos na faixa etária entre os 30 e 50 anos, sendo mais frequente nas mulheres. No entanto, a forma mais grave da patologia é comummente encontrada nos homens.
Na fase inicial desta doença, que afeta sobretudo a zona central da face, surge apenas uma ligeira vermelhidão que se vai tornando mais persistente com o passar do tempo.
Este agravamento pode acontecer espontaneamente ou pela ação de diversos fatores. Fatores como por exemplo: luz solar, calor, frio, vento, álcool ou ingestão de alimentos quentes e/ou condimentados.
Detalhes
Em poucos meses esta condição pode tornar-se permanente e denota-se através da formação de telangiectasias e borbulhas. Estas lesões inflamatórias diferenciam-se das provocadas pela acne, pela ausência de pontos pretos e de borbulhas grandes e dolorosas.
Nas formas mais graves, a pele fica mais espessa e aparecem nódulos inflamatórios que aumentam o tamanho do nariz, deixando-o com um aspeto disforme e bulboso. Estes sintomas caracterizam a rinofima, uma complicação que afeta mais os homens.
Em 50% dos casos, pode surgir a rosácea ocular, com sintomas semelhantes aos da conjuntivite com sensação de corpo estranho, ardor, sinais de olho vermelho e envolvimento do bordo palpebral.
Diagnóstico
O diagnóstico é essencial. Se possuir sintomas – vermelhidão, pequenos vasos sanguíneos avermelhados e dilatados, pequenas lesões cutâneas salientes e circunscritas, acompanhadas ou não de pus – deverá consultar quanto antes um dermatologista.
O diagnóstico precoce, o início do tratamento e os cuidados necessários, incluindo a aplicação de produtos adequados são importantíssimos.
Tratamento
Como atenuar a vermelhidão?
- Utilize técnicas de arrefecimento, como colocar uma pedra de gelo na boca ou refrescar a face com uma toalha húmida;
- Use maquilhagem adequada para camuflar o excesso de vermelhidão – contendo pigmento verde, se assim entender.
A Rosácea, normalmente, responde de forma satisfatória ao tratamento, mas a melhoria é gradual e requer paciência e perseverança.
O cumprimento do plano de tratamento por parte do doente tem um papel importante no controle tratamento da doença. Em muitos casos, o tratamento médico não chega, é necessário outros cuidados específicos como laser, limpeza de pele para peles sensíveis e reativas.
Conselhos Úteis
- Utilizar água morna na lavagem da face;
- Recorrer a produtos de limpeza suave com elevado teor de água;
- Usar maquilhagem não gordurosa;
- Não consumir alimentos muito condimentados ou ingerir bebidas alcoólicas;
- Aplicar protector solar diariamente.