Correção das Olheiras
Na Clínica DermAge podemos ajudá-lo na correção das olheiras que tanto incomodam, bem como, afetam a nossa autoestima.
Falta de sono: acredita-se que por prejudicar a microcirculação da região dos olhos e ocasionar palidez, desse modo, a falta de sono pode contribuir para o agravamento das olheiras.
Genética: infelizmente, se é um problema que já faz parte da família, as olheiras poderão ser amenizadas, mas não eliminadas por completo. Do mesmo modo que exige que tenha um cuidado para evitar os fatores que as acentuam. Trabalhar o psicológico para se aceitar melhor também é importante, já que, embora cause desconforto e até haja maneiras de amenizar, a pessoa terá que conviver com essa característica.
Falta de hidratação: o ressecamento e a fragilização da pele da região ao redor dos olhos contribui e muito para o agravamento das olheiras.
Mais Causas
Exposição ao sol: a exposição solar sem óculos escuros de qualidade e produtos com fator de proteção nas pálpebras podem acentuar a pigmentação ao redor dos olhos.
Perda de colágeno (proteína que dá sustentação e elasticidade à pele): à medida que a idade vai avançando ou por fatores que prejudiquem a produção de colágeno (má alimentação, cigarro, etc), a deficiência do mesmo tende a deixar a pele ao redor dos olhos mais fina e frágil, o que acentua as olheiras.
Cigarro e álcool: por prejudicar a produção de colágeno e a circulação, dentre outros malefícios, o álcool e principalmente o cigarro contribuem para o problema.
Friccionar ou fazer movimentos bruscos na região dos olhos: por ser uma área extremamente fina e sensível, fazer movimentos agressivos na região, seja ao retirar a maquiagem, aplicar cremes ou simplesmente coçar, pode romper vasinhos e causar acúmulo de hemoglobina na região, ocasionando olheiras.
Outras Causas
Alergias, anemia, problemas respiratórios, carência de vitaminas: geralmente por prejudicar a circulação, por provocar coceira nos olhos ou dilatar os vasos sanguíneos na área, alergias e problemas respiratórios podem contribuir para as olheiras. Dentre outras consequências, a palidez ocasionada pela anemia e carência de vitaminas (principalmente a vitamina K, vitamina C e as do complexo B) podem acentuar as olheiras.
TPM, alterações hormonais: alterações hormonais podem desequilibrar a produção de melanina, escurecendo a região dos olhos. Na TPM, além dessa questão, alterações na circulação, estresse e retenção de líquidos podem piorar o problema.
Medicamentos: Entre outras implicações, medicações que causem dilatação dos vasos sanguíneos podem fazer com que a área sob os olhos escureça.
Tipos de Olheiras
Olheiras constitucionais: são acastanhadas e aparecem quando o globo ocular fica alojado em um orifício profundo e coberto com uma pele muito fina, que permite transparecer a sombra da cavidade.
Olheiras melânicas: também são acastanhadas, mas causadas pelo acúmulo de melanina (proteína que confere pigmentação à pele, cabelos, etc.). Geralmente ocorrem em pessoas de pele morena.
Olheiras sanguíneas: são arroxeadas e causadas pelo acúmulo de hemoglobina (proteína que, dentre outras funções, confere pigmentação ao sangue) ou produtos de sua degradação (bilirrubina, biliverdina e ferro).
Olheiras vasculares: são ligeiramente azuladas e causadas pelo excesso de retenção de fluidos, quando a microcirculação da região está prejudicada.
Conselhos Úteis
- Massajar a cara com movimentos circulares na zona dos olhos.