Hidratação Capilar – Tudo O Que Precisa De Saber!

Hair Hydration

O que é a Hidratação Capilar?

A hidratação capilar é um tratamento estético que tem como objetivo de repor os nutrientes e a água que os fios de cabelo vão perdendo. Todos os dias o nosso cabelo é exposto a várias agressões como o vento, a exposição solar, a poluição, o contacto com produtos químicos e o uso das ferramentas de calor como os modeladores de cabelo e o secador. Todas estas agressões fazem com que os fios fiquem secos e sem brilho.

Por isso, a hidratação é essencial na rotina de cuidados com o cabelo. A hidratação capilar ajuda a reparar essas perdas e o impacto dos ataques diários. Além disso, este tratamento ajuda a prevenir o cabelo seco,  pontas duplas, auxilia no crescimento e fortalecimento dos fios, melhora sua aparência, confere brilho e suavidade. Para além de todas as vantagens mencionadas anteriormente, o tratamento de hidratação capilar também atua como protetor de futuras agressões.

A hidratação capilar é considerado um tratamento muito simples. É um tratamento que pode ser feito por um profissional ou até mesmo em casa.

Desde que tenha o produto certo para o seu tipo de cabelo. Normalmente, os produtos utilizados para hidratar os cabelos são máscaras hidratantes e/ou ampolas hidratantes. Os principais ativos nutricionais utilizados nesses produtos incluem ceramidas, glicerina, óleos vegetais (como semente de uva ou amêndoas), óleo de argão, entre outros.

O tratamento de hidratação capilar é um ritual que começa com a lavagem, que deve ser feita com um shampoo específico. O shampoo é aconselhado por um profissional  ao tipo de cabelo, de forma a abrir as cutículas. De seguida, com o cabelo húmido deve ser aplicada uma máscara ou uma ampola hidratante que devem atuar no cabelo por alguns minutos. Após a atuação é só enxaguar o cabelo e aplicar o condicionador para fechar as cutículas. 

Hidratação Capilar e os Tipos de Cabelos

A hidratação capilar é um tratamento que se adapta a todos os fios de cabelo, inclusive os oleosos. Normalmente, quem tem cabelo oleoso costuma estar reticente quanto à hidratação, com receio que o  tratamento piore a oleosidade. Nestes casos é esperado que a raiz fique oleosa e os fios danificados. Por tanto, recomenda-se que a hidratação capilar seja feita somente no comprimento dos fios, deixando a raiz de fora.

Porém, para que os cabelos se mantenham saudáveis a hidratação deve ser feita em várias sessões de forma a melhorar os resultados. O ideal é que todas as semanas ou de quinze em quinze dias seja feita uma hidratação capilar, no entanto essa periodicidade depende do quão danificado está o cabelo.

Vitaminas que promovem um cabelo hidratado

  • Vitamina A: promove o crescimento saudável dos cabelos e impede que os fios fiquem secos e quebradiços..
  • Vitamina B: Todo o complexo B é importante para o crescimento dos cabelos. No entanto, o que mais se destaca é a Biotina que ajuda a evitar a queda de cabelo, fortalece os fios, favorece o crescimento adequado e melhora a caspa.
  • Vitamina C: Estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e folículos, que promovem o crescimento dos cabelos.
  • Vitamina E: é um antioxidante poderoso que promove o fluxo sanguíneo saudável, que pode ajudar a manter a circulação de sangue no couro cabeludo, facilitando o crescimento capilar.

Para concluir, dirija-se à Clínica DermAge onde temos todos os especialistas altamente qualificados que têm toda a disponibilidade para satisfazerem as suas necessidades, bem como para aconselha-lo de qual o tratamento indicado para si! Teremos todo o gosto em ajudar, contacte-nos.

Acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais FacebookInstagram e Linkedin e explore o nosso blog para ficar a par de tudo.

Partilhar