Um Natal Mais Saudável
Os dias mais frios já chegaram, e com eles, as preparações da quadra natalícia. O Natal é sinónimo de festa em família e de uma mesa bem recheada. Tanta comida boa na mesa, não só nos enche os olhos, como também, se torna um verdadeiro desafio para quem não quer cometer excessos.
Para muitos, representa uma exceção à regra no que diz respeito à alimentação saudável: são os pratos tradicionais, os fritos e as mais variadas sobremesas. As gorduras e os açúcares refinados são, sem dúvida, os maiores vilões a enfrentar, por quem não quer ter uns quilos a mais.
As nossas sugestões para um Natal sem culpas
1. Faça uma lista dos pratos e doces que vai confecionar
- Para além da lista dos pratos e doce, faça também uma lista de ingredientes. Assim, será possível comprar apenas aquilo que necessita e não outros alimentos que poderá dispensar;
2. Compras com antecedência
- Deve fazer as compras de natal com antecedência, para escolher calmamente os alimentos;
3. consulte os rótulos das embalagens
- Assim tem sempre em conta, os alimentos mais saudáveis, de acordo, com as informações na embalagem.
4. Cozinhe em casa
- Evite comprar os pratos ou doces fora. Desse modo, sabe exatamente os ingredientes que utiliza, bem como, as quantidades estritamente necessárias.
5. Conviva mais e petisque menos
- Enquanto está nos preparativos para a ceia de Natal, evite ao máximo provar/petiscar. Está a ingerir calorias desnecessárias sem se aperceber, mas que vão fazer a diferença. Além disso, mais importante do que a comida de Natal é a época em si. Esta é uma altura onde a alegria e o amor pelo próximo imperam. Em vez de fazer companhia à mesa dos doces ou dos aperitivos, faça questão de passar algum tempo à conversa com a família e amigos.
6. Tenha cuidado com as bebidas
- Os refrigerantes, sumos variados, cocktails, champanhe e outras bebidas alcoólicas contribuem para que a ceia seja mais calórica. Assim sendo, o seu consumo deverá ser moderado. Cuidado com o que bebe, porque normalmente o álcool estimula o apetite. Aposte na originalidade. Apresente água guarnecida com rodelas de limão e frutos vermelhos para os mais pequenos, e para os adultos opte por vinho tinto.
7. Pratique atividade física
- Estes são dias excelentes para aproveitar o tempo livre com a companhia dos seus amigos e familiares. Desta forma, aproveita também para compensar alguns dos exageros da ceia. Lembre-se que a importância do exercício físico não está na sua intensidade, mas sim na regularidade com que é feito.
Desfrute da época natalícia sem culpas e não permita que os excessos alimentares se tornem numa tradição familiar!
Siga o nosso trabalho através das nossas redes sociais Facebook, e Instagram e explore o nosso blog para ficar a par de tudo!