Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto

Tratamento de Acne

Acne – Causas e tratamentos!

O acne é uma condição cutânea caracterizada por áreas de pontos negros, pontos brancos, pústulas e pele oleosa. Certamente uma das consequências é a possibilidade de aparecimento de cicatrizes. Assim, esta doença surge devido a uma interação entre hormonas, oleosidade da pele e bactérias. De tal forma que os folículos pilosos (os poros na pele onde crescem os pelos) inflamam. Para além de causar desconforto a nível estético, o acne é uma doença de pele, que varia de tamanho e gravidade.

Na Clínica DermAge temos tratamentos onde é possível atenuar as cicatrizes, consoante a profundidade na pele do paciente.

Causas:

Sobretudo, o acne manifesta-se através de saliências na pele, tais como pontos brancos ou negros, pápulas, pústulas e quistos e por vezes, abscessos. Tende a manifestar-se principalmente na face, no tórax, nos ombros ou nas costas.

O acne surge, principalmente, durante a puberdade, quando o aumento dos níveis hormonais, (especialmente os andrógenos), estimulam as glândulas sebáceas. Após os 24 anos de idade, os níveis hormonais geralmente diminuem, logo o acne poderá também diminuir ou desaparecer.

Fatores que podem promover o aparecimento de acne:

  • Gravidez ou menstruação

  • Síndrome do ovário poliquístico

  • Determinados medicamentos

  • Determinados produtos aplicados na pele

  • Roupas extremamente apertadas

  • Humidade e sudorese elevadas

Tratamentos:

O tratamento do acne deverá ser encarado como rotina diária, tendo em conta que apenas assim serão obtidos os resultados desejados. O uso de produtos de limpeza adequados, assim como de cremes hidratantes, protetores solares e esfoliantes, pode ajudar a atenuar as manifestações cutâneas, nos casos da acne ligeira.

Poderá ser necessário usar um antibiótico para controlar a proliferação bacteriana. Nas mulheres, muitas vezes recorre-se aos anticoncetivos orais (pílula) para regular a produção hormonal. Contudo, através de tratamentos como peelings médicos e laserterapia, será possível atenuar as cicatrizes do acne, de acordo com a sua profundidade na pele do paciente.

Acompanhe este, outros tratamentos e todas as novidades no nosso blog, ou nas redes sociais Facebook e Instagram

Comentar