Pele como Cartão de Visita

Pele como Cartão de Visita
As doenças de pele

A pele é um órgão que necessita de muito cuidado. Mesmo em pleno século XXI, com todo o tipo de informação disponível, de fato ainda existem muitas pessoas mal informadas.  No entanto, as doenças da pele são uma das maiores causas de incapacidade no mundo. Considerando que a pele é o nosso maior órgão, não deve ser estranho, que a consideremos assim.

Para quem sofre de uma doença de pele, a perceção de lidar com tal situação chega a ser constrangedora, bem como, incomodativa, devido à falta de informação. Do mesmo modo, indivíduos alheios que podem lançar olhares de curiosidade ou até mesmo de preconceito também influenciam.

A incapacidade que estas doenças criam não é visível à primeira vista. Muitas vezes, sente-se dores ou incômodo, apesar disso, muitos são os doentes que tentam esconder. 

Existem dois tipos de agressões à sua pele

Estas agressões, estando presentes, podem ser ativas e reativas às diversas agressões diárias. Sejam elas externas tais como: a roupa que veste, aos cremes que aplica ou até a temperatura dos locais que frequenta sejam internas, situações relacionadas com o nosso próprio organismo.

As doenças de pele, estão longe de ser apenas um problema estético. A exposição deste órgão é imensa, consequentemente deixa-o sujeito a fungos, vírus, raios solares, elementos alergénicos ou que causem irritação.

Comportamentos da sociedade face ao desconhecimento 

Por enquanto, ainda vivemos num mundo em que a aparência estética é sobrevalorizada sobre tantas outras coisas, sendo como um cartão de visita.

A verdade, é que todos nós, podemos ficar expostos a preconceitos e juízos de valor.

Associado aos olhares, desconforto, dor entre outros, as doenças dermatológicas têm consequências para lá do espelho.

Muitas vezes psicologicamente, chegam mesmo a prejudicar relações sociais ou mesmo a capacidade produtiva. Assim, poderão levar os portadores a sentirem-se frustrados por mais tratamentos que façam.

Soluções para as doenças da pele, existem?

As doenças da pele são muito frequentes, algumas são Auto resolutivas e não necessitam de qualquer intervenção terapêutica. 

Desse modo, as técnicas de dermocosméticas podem corrigir outras doenças que representam apenas um defeito estético.

Contudo, existem ainda as doenças crónicas, motivo de grande impacto na qualidade de vida e, mesmo que não tenham cura definitiva. Porém, o tratamento dermatológico pode aliviar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.

Existem também doenças cutâneas que podem ser fatais caso não se realize um diagnóstico dermatológico atempadamente. Além disso, aquelas que são mais comuns e que podem causar maior transtorno são a dermatite, a acne, a urticária e a psoríase. No entanto, existem tantas outras com as quais é necessário ter a devida atenção.

Face ao desconhecimento…

Lembre-se, se não for portador, estas doenças não são contagiosas. Seja solidário e tente compreender quem sofre à flor da pele devido a problemas dermatológicos.

Se tiver alguma desconfiança, face à sua pele não hesite, marque uma consulta na Clínica Dermage e fique informado com a Dr.ª Alexandra Osório.

Siga o nosso trabalho através das nossas redes sociais Facebook, e Instagram e explore o nosso blog para ficar a par de tudo!

Partilhar
plugins premium WordPress