Celulite

Celulite

Quando existe um consumo excessivo de gordura e os hábitos de vida não são saudáveis o corpo modifica-se. À condição que faz com que a pele apresente depósitos de gordura chama-se Celulite.

Tipos de Celulite

A celulite proveniente da gordura dá um aspeto grumoso à pele resultante da distribuição de gordura irregular sob a superfície da pele. “Pele casca de laranja” é a expressão que vulgarmente se utiliza para descrever a pele.

Por outro lado, existe a celulite infecciosa. Esta, diferente da primeira, é uma infeção bacteriana na pele e pode ser fatal. Demonstra-se através de vermelhidão, calor e dor nas áreas afetadas da pele.

Graus da Celulite

Esta condição, por norma, é classificada em três graus.

O primeiro grau caracteriza-se por não ter sintomas. A condição é apenas detetada em exames microscópicos.

Um segundo grau já pode ser confirmado a olho nu. A pele fica mais pálida e com menor elasticidade.

O terceiro grau é uma clara rugosidade da pele.

Sintomas

Tendo em conta os diferentes graus de celulite, os sintomas podem, também eles, ser diversos.

Nas formas mais ligeiras só é detetada quando a pele é comprimida. Isto é, só quando se “aperta” a pele é que se consegue observar a rugosidade. Nos casos mais graves as irregularidades observam-se sem necessitar de toque. Nestes casos consegue-se mesmo observar uma grande diferença das zonas deprimidas e elevadas.

Por se tratar de uma condição que se deve à concentração de gordura tende a ser mais notada nas coxas e nas nádegas. No entanto pode ser também visível no peito, abdómen e braços.

Estes sintomas aparecem normalmente após a puberdade.

Causas

A celulite explica-se pelo efeito combinado dos cordões de tecido conjuntivo que ligam a pele ao músculo com a acumulação de gordura. Enquanto a gordura empurra a pele, os cordões, por sua vez, prendem-na às camadas mais profundas. Este conjunto de forças manifesta-se numa superfície irregular.

Este processo pode acontecer devido a diversas causas naturais, internas e externas. A idade, as hormonas, a própria genética e o stress são causas naturais e internas ao ser humano que levam ao aparecimento de celulite. Uma dieta rica em gordura, hidratos de carbono e sal e a toma da pílula também são promotores deste problema.

Além disso, o vestuário apertado que dificulta o fluxo sanguíneo também poderá desenvolver celulite.

Tratamento

A Clínica DermAge oferece um diagnóstico completo realizado através de tecnologias modernas por uma equipa de profissionais especialistas. Garantimos os melhores resultados para o seu corpo e saúde.

Oferecemos técnicas cirúrgicas recomendadas para esta condição, como lipoaspiração e abdominoplastia.

Conselhos úteis

Beber muita água e fazer exercício é fundamental. Fazer massagens ajuda na circulação sanguínea.

Além disso, não se deve comer demasiados alimentos ricos em açúcar por se tratar da principal causa da celulite.

Aproveite a grande campanha que a DermAge lhe oferece de 150€ – 5 sessões.

Siga o nosso Blog e as nossas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn.

Partilhar
plugins premium WordPress