Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto

Como cuidar da sua pele no inverno

Manchas Indesejáveis

Os perigos do Sol face à perfeição do seu corpo. 

O verão é a estação mais tentadora para banhos e passeios, mas a excesso de exposição solar pode provocar alguns constrangimentos na sua pele. Assim, se não for cuidado originam-se as manchas na pele. Tanto na cara como no corpo, estas aparecem de modo criar a defesa aos raios ultravioleta. Estas manchas surgem devido ao aumento de produção de melanina originada pelo exposição solar.

Além do excesso de sol, a utilização de anticoncepcionais, antibióticos, doenças como os diabetes, problemas na tireoide e o fator hereditariedade, contribuem para a produção de melanina, que poderá originar as tais manchas acima mencionadas. 

O bronze é uma mancha originada pelo aumento da produção de melanina, mas é uma mancha completa, uniforme. Se a proteína não for distribuída de forma homogénea aparecem as manchas, deixando a pele com um aspeto mais envelhecido e pouco saudável.

As manchas podem ter várias formas, texturas e cores e, infelizmente, acarretam o constante incômodo e necessidade de as disfarçar. Preconceitos, sentimentos de mal estar, falta de confiança e autoestima que, consequentemente, originam inibições a nível pessoal, familiar e social. 

Numa visão negativa mas realista, há certas manchas que podem evoluir para situações mais graves, provocando graves doenças de pele. No entanto, é essencial estar atento.

Para evitar manchas na pele durante esta estação, siga os conselhos da Dr.ª Alexandra Osório:

  • Em primeiro lugar, evite a exposição solar das 11h às 16h, mesmo em dias nublados;
  • Não utilize produtos com álcool, como alguns cremes perfumados, desodorizantes e perfumes;
  • Sobretudo, use protetor solar (se costuma nadar, escolha protetor à prova de água), no mínimo com 30 FPS. Coloque-o 20 minutos antes de iniciar a exposição ao sol e repita a aplicação de 2 em 2 horas;
  • Use chapéus, óculos de sol e roupas de algodão largas e claras. São acessórios obrigatórios para evitar o impacto direto da pele com os raios UV.

Não particularizando para a atual estação do ano, mas sim para o seu dia a dia, é importante realçar, que o uso de um creme hidratante e beber água constantemente é essencial para uma pele hidratada e para o seu corpo. 

Portanto, este verão tenha uma especial atenção ao sol. Em caso de problemas na pele, não se esconda de vergonha. Na Clínica DermAge, entre lasers e peelings, temos o tratamento para eliminar as suas manchas e uniformizar a pele, à sua medida. Marque já a sua consulta. 

Boas férias!

Comentar