Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto

Pele atópica: conselhos para a prevenção

A pele atópica é uma condição severa de uma pele muito seca, irritada e com comichão.

Esta doença começa na baixa infância e apresenta todas as características de uma epidemia. Nos últimos anos, esta tem sido uma condição que cada vez mais tem levado às pessoas ao dermatologista.

Que sistemas são indicativos desta doença?

Esta doença é caracterizada pela secura extrema e manchas vermelhas, muitas vezes cobertas por pequenas vesículas, ou seja, pequenas bolhas que provocam uma comichão extrema. Com o passar do tempo, outros sintomas que se podem manifestar são outros tipos de alergias, nomeadamente a asma, rinite alérgica ou conjuntivite alérgica.

As complicações são infeções secundárias bacterianas ou virais (herpes).

 

Quais são as causas desta doença?

Quando demasiado seca, a pele torna-se mais permeável e deixa de desempenhar o seu papel de barreira contra as agressões externas e os alérgenos. A atopia também se pode desenvolver quando existe predisposição genética.

 

Conselhos para a prevenção especial na pele atópica:

  • Alimentação

Tentar prolongar a amamentação, uma vez que fortalece o sistema imunitário do bebé e evita rejeições alimentares. Do mesmo modo que aconselhamos a que siga sempre as diretrizes dadas pelo médico.

  • Desporto

Embora o suor possa ser pior em determinadas fases da dermatite atópica, não se recomenda que pare de fazer exercício físico. Contudo que faça a modificação temporariamente em caso de surtos muito graves.

  • Cuidado corporal e higiene

Prefira os banhos de imersão aos duches; água tépida e não prolongue o banho por mais de 10 minutos. Não use esponjas ou luvas para não causar fricção na pele; opte por um gel de banho gorduroso e com Ph fisiológico; seque a pele sem esfregar com a toalha e faça uma boa hidratação após o banho.

  • Roupa

Escolha roupa de algodão e linho, incluindo da cama, uma vez que facilita a transpiração. Evite o uso de lã e de tecidos sintéticos que aumentam a temperatura corporal e acentuam o prurido.

  • Cuidado das unhas

Manter as unhas cortadas e limpas para evitar que ao coçar ocorram lesões, bem como infeções.

  • O ambiente da casa

A temperatura e a humidade das divisões devem manter-se constantes; as divisões devem ser ventiladas; recomenda-se o uso de aspiradores para eliminar o pó.

 

Siga o nosso trabalho através das nossas redes sociais Facebook, Instagram , bem como explore o nosso blog para ficar a par de todas as novidades!

 

 

Comentar