Tem dúvidas? Deixe-nos o seu contacto

Eczema, uma doença crónica

Eczema, o que é na verdade?

É muito usual falar-se de eczema. Eczema é nada mais nada menos, que uma doença crônica chamada Dermatite, isto é, um grupo de doenças que resultam numa vermelhidão da pele.

A título de curiosidade, fique a saber que existem 4 doenças neste grupo, a dermatite atópica, dermatite de contato alérgica, dermatite de contacto irritativa e ainda dermatite de estase.

No entanto, neste artigo iremos focar-nos na dermatite atópica.

Em primeiro lugar, devemos tranquilizá-lo, porque esta doença não é contagiosa. É usual, confundir dermatite atópica com pele seca mas a verdade é que, a consequência da pele seca é um resultado da Dermatite.

Se a sua pele está seca e lhe dá a sensação de descamação, provocando ainda fortes irritações manifestadas com comichões fique saber que pode sofrer de dermatite atópica.

Esta doença normalmente afeta mais as pessoas que vivem em áreas mais urbanas, do que em áreas rurais, sendo uma doença que tem início (geralmente), na infância.

Quais são os sintomas do Eczema?

Se tiver esta doença, é normal que sinta a pele não apenas seca (já supracitada), mas de igual forma sinta uma comichão, pele vermelha ou inflamações. Os sintomas pioram em situações mais frágeis da sua vida ou em situações de nervosismo ou stress. Esta doença costuma ter várias fases, uma em que se considera mais inativa e outra que é considerada ativa.

Quando falamos da fase adulta é muito normal, que o eczema se localize mais nos pés, ou nas zonas onde existe flexão de membros. Podem também ser afetadas em outras partes do corpo e com uma dimensão maior ou menor.

Principais conselhos que melhorem os efeitos da Dermatite?

Esta doença é diagnosticada por um médico dermatologista e, saiba desde já, que não existe um tratamento para a mesma. Desta forma, existem sim, cuidados que se podem efetuar para a atenuar, tais como:

  • a água para os banhos, não deve ser água muito quente, opte sim por água morna; Saiba que este deve ser o mais rápido possível;
  • utilizar um creme hidratante, para evitar a pele seca;
  • evitar utilizar roupa de algodão;
  • evitar estar em lugares muito quentes.

Por fim, se necessitar de alguma ajuda Dermatológica em relação a este problema, marque uma consulta com a Dr. Alexandra Osório. Acima de tudo, saiba que a Clínica DermAge dispõem os melhores produtos que atenuam esta doença.

Comentar